Teste

sábado, 21 de abril de 2012

Preciso da ajuda de vocês.


 

Completei mais um ano de vida e bateu um leve desespero...

To patinando...

Será que to sonhando alto demais? To sendo ingênuo demais? Independência Financeira existe pra todo mundo ou precisa ser de um ser superior para alcançá-la?



Um dos conselhos que recebi nos ultimos posts foi, aprender com os vários blogs de investimentos que tem por aí. Segui à risca esse conselho. Fiz uma lista de muuuitos blogs. E estou lendo muuuito.

Mas parece que quanto mais leio, mais ouço opiniões, mais desmotivado fico. A gota d'água foi esse post do Médico Investidor... um balde de água fria... Se o cara é medico ganha bem, faz grandes aportes e mesmo assim acha difícil conseguir a independência oq eu to fazendo aqui? Juntando dinheiro pra comprar remedio quando aposentar? Ok, é melhor que chegar na aposentadoria pobre, mas o objetivo inicial não é esse.

Levando em consideração minha situação financeira atual: Emprego chato mas relativamente estável, menos de $2500,00 por mês, sem contar ferias, 13, Participação nos lucros . Padrão de vida atual baixo (simples). Esposa que ajuda muito (econômica e motivadora). Comprando a casa própria (entrando em uma dívida de 25 anos)
Aportes mensais atuais por volta de 400,00 em média.
Tentando buscar outras formas de renda pra fazer uma reserva antes que chegue o primeiro filho.

Quando comecei esse blog, o plano era:
1. Fazer uma conta de emergência para não entrar mais no cheque especia. Ok, conta criada, me salvou alguns meses, mas ainda insuficiente pra um grande apuro (desemprego por exemplo

2. Criar uma carteira de ações fazendo lançamento coberto ITM pra ir tirando lasquinhas do mercado mesmo durante crises.
3. Aprender a "tradear" de preferencia com ativos de alto risco e altas possibilidades de ganhos como o senhor do blog Renda Ativa na Bolsa. Ok, antes que me critiquem... sei que deveria ter estudado muito e feito muito paper trade, antes de me aventurar.

4. Tudo que conseguir guardar e ganhar na conta especulação,  colocar na conta de longo prazo de Lançamento Coberto. A idéia era não passar de um valor X na conta especulação. E os juros compostos só aconteceriam onde o risco fosse menor.

Bom... tirando o fato de fazer merda operações equivocadas nos ultimos meses, eu paro pra pensar... se seguir nesse rítimo... quando conseguirei minha independência financeira? Seguindo o raciocínio do Médico Investidor, quando juntaria um montante suficiente pra conseguir rendimentos de 7500,00 por mês?

Quando faço essa conta que realmente bate o "leve" desespero... será que vou passar a vida me enganando, me privando de muitas coisas pra quando chegar la no final, ao inves de um pote de ouro eu encontre um punhado de moedas?

Humildemente eu pergunto... alguns de vcs saíram de uma situação como a minha e chegou lá?
Podem comentar? Estou tentando aumentar minha  renda com trabalhos extras, será só esse o caminho? Maiores aportes e Renda Fixa? Será esse o melhor caminho?

Podem opinar?
Li no livro "Os segredos da mente milionária" que devemos aprender com os bem sucedidos... fazer oq eles fazem... por isso estou aqui... pedindo ajuda....

Desculpem-me pelo desabafo e pela repetição... para conseguir esse pequena renda extra estou me acabando... e agora to caindo de sono.... rs Piloto automático já....

Um abraço
Investidor Anônimo.


22 comentários:

  1. Olá Anonimo,
    Vai alguns pontos.

    - Tente aumentar seu salário. Estude, melhore na carreira. Vc ganha 2.500. Nao sei qual cidade vc mora. Mas acho possível vc no mínimo dobrar isso aí. Na base de muito esforço, talvez alguns anos, mas vc consegue. Infelizmente nós trabalhadores temos que nos focar na carreira, na nossa mão de obra própria mesmo. É nossa principal fonte de renda.

    - Cada um tem sua independência financeira. É relativo. O médico investidor precisa de 7.500.
    Eu com uns 5 mil de rendimentos estaria satisfeito, estaria satisfeito.

    - Infelizmente a independência financeira, como já ouvi o Bastter dizendo, é uma luta pra vida toda. Vamos levar tempo, décadas pra conseguir.
    Mas é melhor que não ter.

    Pense no conceito de semi-aposentadoria.
    http://investidordefensivo.blogspot.com/2010/10/semi-aposentadoria.html

    E siga em frente! Vc está no caminho certo! E vc está anos-luz de quem nunca pensou nisso e vai passar a vida inteira sofrendo e individado!
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo.

    Seguinte, o médico investidor é muito pessimista e os cálculos exagerados pois considera a inflação demais. Vou fazer um post em que mostra como driblar a porra da inflação. Galera quer comprar porras de ipad e aí ficam colocando na conta.

    Segundo, com aporte ridículo de 400 reais, esposa que não aporta nada que preste, fazendo day trade, você realmente nunca, nunca será rico. Ficará nessa vida de sempre mesmo.

    Portanto você deve cortar mais despesas (choque com a esposa) e aumentar renda com melhor emprego.

    Pra ter melhor emprego é estudar muito pra garantir promoções ou se tem talento, concurso.

    Repito, com aporte abaixo de 2000 reais vocÊ NUNCA será rico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola IA
      Infelizmente vou concordar com o Pobretao. Nao adianta, se o aporte nao for alto, mesmo que seu custo de vida seja baixo, vc dificilmente conseguira uma idependencia financeira precoce. Tens 2 opcoes, a primeira eh o que foi comentado, eh trabalhar uma forma de aumentar seus ganhos e a segunda e relaxar e nao estressar com isso, tentando viver a vida da melhor forma.
      Dando meu exemplo, ate os 23 anos (5 anos de trabalho), meu salario, em dias de hoje, era muito parecido com o seu. Estudei, me esforcei, corri alguns riscos e hoje meus ganhos sao bem interessantes.
      Cada um faz suas escolhas.

      Excluir
  3. Então companheiro,,

    Eu acho que vc tem que rever a sua meta,, pois pelo que percebi vc tem um ganho de 2500,00 por mês e consegue guardar 400 reais , enfim consegue sobreviver com 2100,00. Com um cálculo grosseiro , vc precisaria de um pouco mais de 250 mil para custear sua despesa, sem o esforço do trabalho. Acho que vc esta colocando uma "meta" muito pesada, acaba desanimando e criando todo esse leve desespero. No meu caso do por exemplo: Eu tenho na planilha de juros compostos com a meta de juntar 4000k ao mês e coloquei com juros mensal de 1%,, mas tenho me esforçado para juntar pelo menos 5000k e obter um juro de 1,5%,,, e quando não alcanço esta meta mensal , eu pego a minha tabela principal e vejo que esta tudo bem , me vejo acima da meta principal. Eu sei que com o passar dos anos vou ter dificuldade de aportar 5k ao mês e na verdade , já estou tendo dificuldade,, mas o meu objetivo é 4k com juros de 1%,, essa é a minha realidade. Rs se pareceu confuso é só falar que tento explicar novamente ,, pois a intenção é ajudar rsr! Porque vc não faz uma meta para chegar a uns 250k com segurança , sem arriscar nesses trades malucos (que eu ja fiz muito tb e me dei mal rs), e depois qdo alcançar ou estiver perto deste valor, vc traça novas metas e assim a sua auto-estima se renova e vc não desânima qdo lê um outro post derrepente com uma realidade tão diferente da sua.

    Abços

    ITM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ITM, cuidado com esse raciocínio de que com 250 mil seria suficiente para a IF... Eu demonstro no meu blog que a coisa não é tão simples assim.
      O post chama-se: "Como ter uma aposentadoria sustentável - Parte I e II"

      Excluir
    2. Veja bem amigo ,, como eu disse acima é um calculo grosseiro , e eu disse em relação a despesa do IA e não falei nada de independência financeira , mas a idéia do comentário é outra e trazer ele para realidade mais aproximada , como ele disse o Medico investidor fez um post um tanto pessímista ou realista (como quiserem), em relação a IF, e putz o camarada aporta 10k por mês e pensa em aportar mais com tempo,, enfim é outra realidade para o IA e para muitos de nós tb. Dai e sugestão para ele focar em uma quantia que custeie as depesas dele , sem o esforço do trabalho, dai por diante fazer novas metas , um novo objetivo, e porque não pensar IF.

      ITM

      Excluir
    3. Certo ITM. Na atual situação do IA, é mais razoavel ele resolver problemas menores como reserva para emergências, melhorar a qualidade de vida (e é possível sem gastar), investir num emprego melhor...

      Se ele der um passo de cada vez, vai ser mais produtivo.

      Um abraço!

      Excluir
  4. IA,

    Acho que é tudo uma questão de escolha. Eu penso que a única coisa importante mesmo é acreditarmos em nosso potencial, viver a vida da melhor forma possível e evitar preocupações exageradas com o futuro.

    Não arrisque seu dinheiro em trades se você ainda não possui um sistema definido.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde amigo IA,
    também sou nova nesse processo de poupanças, investimentos, aportes, enfim, estou começando nesse ramos! Mas te digo desde já, não perca as esperanças, determine, corra atrás e lute pelas suas metas. Pequenos "aportes" hoje podem ser grandes aportes amanhã!!! Com disciplina, garra e determinação você e sua companheira podem alavancar bastante o patrimônio.Não dê ouvidos se alguém diz que seus aportes são ridículos, nem desanime, ninguém nasce pronto, a gente vai aprendendo, moldando, reorganizando, e correndo atrás. Não tenho dúvidas que vc pode sim alcançar suas metas, pois como disseram alguns colegas, crie meios para isso e chegará lá!!!Não deixe ninguém te desanimar!!! O importante é vc saber o que quer, traçar suas metas e ir à luta!!! um abraço e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Táí, gostei do post "motivacional" da PDR. Mas também tenho que concordar com os colegas de que 400 por mês não é suficiente, porém IA, use isso como motivação para crescer em sua carreira, estudar, se qualificar e melhorar consequentemente sua capacidade de aporte.

      Hoje minha capacidade de aporte é igual a sua, mas no meu caso o baixo valor se deve a dívidas antigas que estou ao pouco quitando(para mais informações, acesse meu blog), mas fiz uma análise e minha capacidade "em potencial" de aporte é de R$2000, ou seja, próximo do que a maioria acredita ser um "bom" aporte. Mas é isso meu amigo, continue, pois tenha certeza de que você está muito melhor do que muitos!

      Grande abraço e sucesso!

      Excluir
  6. Como disse a Porquinha, o que vai te fazer rico é o HÁBITO. Hábito de guardar dinheiro, hábito de pensar antes de comprar, hábito de ponderar se vc realmente ta precisando aquele carro novo ou não.

    Pare de chorar antes de começar, pois a vida é uma grande incógnita. Não significa que você vai se dar bem ou não. Faça a sua parte e deixe que o tempo te mostre se você está acertando ou não.

    Se dedique, ESTUDE, e não deixe que a vida bata em você. Bata nela antes. Seja pró ativo e PROCURE a solução, pq ela não vai cair no seu colo amigo. Seja o melhor que você possa ser, e bola pra frente.

    Motivação parte de dentro de você, e não de fora.

    Grande abraço!

    Berlim Invest

    ResponderExcluir
  7. Olá IA,

    chegar à independência financeira não é fácil, disto não tenho dúvidas.
    Porém não é impossível, desde que pelo menos 3 pontos sejam bem compreendidos:

    a). Renda - Terá que ter renda que lhe permita poupar para investir. Quanto maior for a renda, melhor. Isto implica em dedicar-se ao trabalho ou ao negócio próprio.

    b). Tempo - Quanto antes começar, melhor. O tempo é quem matura seus conhecimentos sobre investimentos e consquentemente amadurece sua carteira.

    c). Estude - Dedique tempo ao estudo sobre investimentos e matérias afins. Será sua base para suas próprias avaliações e métodos.

    Se você acha pouco os seus aportes, pense em como aumentá-los: estude uma nova profissão, ou outro emprego, etc. Penso que o tempo está a seu favor.

    Só não cometa o erro de correr atrás da independência financeira e esquecer de viver algumas coisas boas da vida no presente.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário! Ouça atentamente esse cara, IA.

      Um abraço.

      Renato.
      Goldmap.

      Excluir
  8. Amigo, eu já andei fazendo algumas críticas no seu blog, agora gostaria de ter dar uns conselhos:

    1º - Respire fundo. Quando vc fica afobado, a sua respiração fica ofegante, o seu cérebro recebe menos oxigênio e o raciocínio não flui.

    2º - Um passo de cada vez. Antes de pensar na independência financeira, que tal vc pensar (e resolver) questões menores? Como fazer para aumentar as suas reservas financeiras para evitar o cheque especial? Fazer uma outra reserva para comprar o que precisa a vista e não pagar mais juros? E a reserva contra desemprego? Como reduzir custos e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida?

    3º - Planejamento. Que estilo de vida vc leva? Qual estilo de vida quer levar daqui a 10, 20 anos? Pretende ter 1, 2 ou 10 filhos? (brincadeirinha... kkkk) Com esse planejamento fica mais fácil definir o que é independência financeira para vc e sua família.

    4º - Não fique apavorado. Eu mesmo, só comecei reestruturar a minha vida depois dos 29 anos. Se supõe que vc ainda tenha pelo menos uns 50 anos de vida. Se vc ficar apavorado, além de não conseguir mais aportes, mais rentabilidade ainda vai reduzir o tempo para enriquecer, morrendo antes da hora.

    Bom... acho que já tem assunto o bastante para vc repensar a sua vida. Boa sorte e sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Cara! Não desista! Ninguem pode prever o futuro, você não sabe quanto estará ganhando daqui a 5 anos. Eu estou nessa jornada a quase 10 anos! E com certeza estou bem melhor hoje do que estaria se eu não tivesse feito nada. E tem mais, você não está competindo com ninguém ! Você está competido é com o cara do espelho! É pra ele que você tem que olhar todos os dias e tentar ficar mais rico ou mais financeiramente independente do que ele!

    De uma ohada nesse video motivacional:

    http://www.youtube.com/watch?v=PbyTvcYHXAY

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá IA!

    Cara, sua situação é complicada, mas é a realidade de muita gente. Acho que há 3 saídas:

    1- aumentar sua renda, manter o mesmo padrão de vida atual e reinvestir o restante;

    2- continuar com a mesma renda, que não é tão ruim assim, esquecer esse negócio de independência financeira, mas formar um bom colchão de segurança;

    3- elaborar um plano focando no conceito de semi-aposentadoria do Investidor Defensivo (leia, vale a pena)

    No seu lugar eu faria os ítens 1 e 3 ao mesmo tempo.

    Cuidado com dívidas, acho que comprar uma casa própria com financiamento a perder de vista não é um negócio ruim. Vc provavelmente pagará um valor equivalente a um aluguel e terá a seguranaa da residência própria, né? Mas não me vá comprar um carrão em trocentas vezes...

    Se vc realmente quer filhos, tome cuidado com isso tb.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
  11. Cara, como muitos falaram, tu tem que dar um jeito de aumentar esse aporte aí.

    Arrume um emprego melhor, estude prum concurso público, abra uma pequeno negócio, enfim, realmente só com R$ 400 não deve dar pra garantir AQUEEEEEELA aposentadoria...

    ResponderExcluir
  12. Vamos por partes. Dei uma procurada rápida pelo seu blog e nao consigo encontrar seus objetivos de uma forma clara. Acho que voce deve comecar por ai: qual é o padrao de vida que voce quer ter quando estiver aposentado? Quanto dinheiro por mes voce vai precisar pra isso?
    Feito esse passo, podemos usar 4% de retiradas anuais como uma taxa "segura" (odeio isso, preciso falar sobre essa estratégia de saida um dia, mas ela é razoável). Para chegar ao capital necessário basta multiplicar o valor mensal por 300.
    Agora pegue uma tabela de projecoes de rendimentos como essa(http://hcinvestimentos.com/2010/11/02/a-melhor-planilha-para-planejamento-financeiro/) e faca algumas projeções.So pra ter uma idéia seu plano atual dara um resultado de quase 500 mil em 30 anos.
    Quando voce tiver esses parametros em maos estara na hora de montar o plano para chegar la. O que vai ser melhor, investir na sua formação pessoal para aumentar seu salário? Abrir um negócio próprio? Fazer sacrifícios para atingir a meta de aportes necessária? So voce vai poder decidir isso.
    E pros que nao acreditam na inflacao, me lembro de quando a passagem de onibus custava 19 centavos na minha cidade. Hoje? R$3,15... Isso em 14 anos... O governo maquia os indices, a inflação real é sempre maior do que a medida pelo IPCA ou qualquer outro índice. Nao acredita? Faca seu proprio indice por um ano e voce vai ver...
    Se voce acha meu caminho facil, saiba que hoje trabalho 65 horas semanais... Sabado trabalho 24 horas toda semana. sacrificios são necessarios meu amigo! Abraco e sempre a disposicao para tentar colaborar!

    ResponderExcluir
  13. Bem, ganho praticamente o mesmo que vc. Atualmente, estou aportando R$ 1000,00, contudo após o mês de maio pretendo aportar R$ 1,500 e depois aumentar.

    Veja bem, vc deve traçar metas mais modestas, por exemplo, eu quero comprar um sítio pequeno entre R$ 100k ou 200k em oito anos, já fiz as contas e poupando isso, mais aportes de minha esposa (que aconteceram em junho) vai dar tranquilamente. A minha independência financeira é ter uma vida tranquila em um cidade do interior, com o meu sítio.
    Agora, tenho planos intermediários, tais como, fazer horas extras (sou funcionário público mais tenho essa possibilidade) o que me renderia mais R$ 400,00, contudo diminuiria, o já bastante reduzido, tempo com a família.
    Outras dica: Cheque especial, pelo amor de Deus!!! Diminuir despesas é básico para quem investe. Tenho esposa e um filho e meus gastos mensais são 50% da minha renda e estou reduzindo para a meta de 25%.
    Reveja seu objetivos!!! E planeje objetivos mais curtos, como por exemplo, poupar o máximo possível para dar entrada no imóvel.

    No mais, o Investidor em Ação disse tudo. Você já deu o passo mais importante que foi o da educação financeira. Rever seus gastos é o primeiro passo, o objetivo principal e a IF, mas nada impede de traçarmos objetivos curtos nesse ínterim, tais como dar a maior entrada possível no imóvel.

    um abraço!

    Guimarães.

    ResponderExcluir
  14. É isso mesmo!

    http://www.valdeirvieira.com/lead-americas-business/

    ResponderExcluir