Teste

sábado, 24 de setembro de 2011

Atualização pós 1º Lançamento Coberto



Conforme descrevi no início, irei usar o blog como um diário de trades. Peço desculpas, pois ainda não consegui organizar bem as coisas por aqui, mas para não deixar de registrar o primeiro trade dessa forma, vou postar assim mesmo. Devagar vamos melhorando.

Resumo da operação:

No dia 01/09 comprei 100 PETR4 a 20,91
Em seguida vendi 100 PETRI21 a 0,57
Descontando corretagens e emolumentos recebi 54,24 ou 2,57% do valor investido em PETR4.

No vencimento a ação tinha caído para 20,63 uma perda de 45,61 ou 2,16%
Como recebi 54,24 na venda da opção lá no dia 1º, no fechamento da operação tive um lucrinho de 8,63, sem descontar IR.

Conforme descrito no ultimo post, o objetivo maior é garantir o maior lucro possível pela venda da opção e quando o mercado cair, comprar o máximo possível de ações. Objetivo atingido.


Operação encerrada em 19/09




Início de nova operação.

Aguardei 3 dias após o fechamento acima, buscando uma taxa maior que 4% para lançar opção no dinheiro novamente, mas como ao 3º dia não consegui essa taxa, lancei com 2,94% em relação ao preço da ação. Ou seja, entrou na conta $ 61,24. No dia seguinte a PETR despencou e estou perdendo bem mais que isso, mas voltando ao objetivo escrito no outro post, esta tudo dentro do previsto. Quando mais cair, mais compro e todo mês tiro um "salarinho" do mercado. Quando conseguir aumentar a carteira para 200 ações conseguirei aumentar o valor recebido pelas opções.

Operação iniciada em 22/09, em andamento.












Resumo da Carteira





Apesar de bagunçada coloquei a planilha inteira para download aqui:

Abraços
I.A.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Estratégia Passiva

Conforme descrito nos ultimos posts, busco uma forma de operar que me dê confiança pra colocar meu rico dinheirinho todo mês sem medo que o mercado vá contra minha operação e eu tenha que começar de novo, como fiz no início do blog. Também uma estratégia que não precise ficar acompanhando todo o tempo. Algo bem Tranquilo, como esse sujeito na foto.



Estava estudando Lançamento Coberto, falam muito bem dele em diversos livros e cursos. A minha intensão não é explicar como isso funciona até porque estou aprendendo mas queria compartilhar uma idéia que vem martelando na minha cabeça. Se os mais experientes que acompanham esse blog puderem opinar seria ótimo.

Bom, vamos aos fatos...

Pelo que entendi, quando se quer simplesmente remunerar uma carteira de ações se vende opções bem fora do dinheiro e o objetivo é não ser exercido e ganhar o pequeno valor extrínseco.

Quando se quer fazer uma operação de Taxa, busca-se a maior taxa possível , geralmente opções dentro do dinheiro e o objetivo é ser exercido. Quando a ação começa cair, deve-se desmontar a operação recomprando a opção e vendendo a ação para evitar maiores prejuízos, pois teoricamente o dinheiro que você usa para operar taxa é de curto prazo então em um mês ou você consegue a taxa que pretendia ou sai com um pequeno prejuízo.

Agora pensando como leigo, e se meu objetivo for ganhar a maior taxa imediata , ou o maior valor extrínseco possível e,  independente do que ocorra no final do mês, comprar mais ações com esse valor + o valor depositado mensalmente? Será que não se consegue quase uma renda fixa mensal sem precisar ficar rolando posições?

Ok. Alguns meses o mercado vai subir muito e terei que comprar acima, para lançar as opções de novo. Mas quando o mercado ficar de lado ou cair, eu aumentarei minha carteira.

Fiz um teste esse mês, em 18 dias, está dando mais de 2%:



Até 14/09, à 3 dias do vencimento a situação é a seguinte:














O melhor de tudo é que terei trabalho praticamente 1 dia por mês. O trabalho de recomprar as ações quando forem exercídas e lançar as opções em uma taxa boa.

Abaixo o plano em detalhes:

> No dia do vencimento das opções, buscar a melhor Taxa Imediata através do lançamento coberto de PETR4, VALE5, OGXP3 ou BVMF3.
Quando conseguir uma taxa (imediata) acima de 4%, montar a operação. 
(se não conseguir montar com 30 dias antes do vencimento, buscar a mesma taxa mas proporcionalizando para 30 dias)
 
>O dinheiro que receber na operação, manter na conta até o próximo vencimento.

>Até um dia antes do vencimento depositar 12% do salário (para a acompanhar a inflação).

>Na data do vencimento uma de duas coisas terá acontecido:

1. A AÇÃO está abaixo do preço de strike da OPÇÃO. Neste caso não serei exercido. Portanto continuarei com as ações e as opções viraram pó. 
    Imediatamente após o vencimento da opção, juntar o valor depositado + a taxa conseguida no início da operação e comprar o máximo de ações possível.
    Reiniciar a operação

2. A Ação está acima do preço de strike da OPÇÃO. Serei exercido. No dia do vencimento a AÇÃO será vendida pelo valor de strike da opção.
  A opção portanto não precisará ser recomprada.
    Imediatamente após o vencimento da opção, juntar o valor depositado + a taxa conseguida no início da operação + o valor recebido pelo exercício da opção e comprar o máximo de ações possível.
    Reiniciar a operação

Vou fazer isso nos próximos meses. Como disse estou estudando isso agora, não me importo se alguém quizer me provar que estou fazendo tudo errado. Mandem a crítica no comentário que vou analisar com muita atenção.

Falando de atenção, obrigado pela sua.
Abraços
Investidor Anônimo (I.A.)